Como saber a hora de trocar um pneu?
Saber o momento adequado de trocar o pneu de seu veículo é uma decisão crucial que pode impactar não apenas o desempenho e a eficiência do combustível, mas também a segurança na estrada. Existem vários indicadores que podem te ajudar a saber se é hora de trocar os pneus do seu carro. Sou Rodrigo Gutierrez, líder da Gutierrez Pneus, trago para você através deste blog alguns desses indicadores por meio da minha experiência de 20 anos no ramo automotivo, especialmente em pneus. Vamos começar?
Ficar andando com pneus desgastados é um grande risco de acidentes. Além disso, andar com um pneu careca ou em mau estado de conservação gera pontos na CNH. Mas você sabe identificar o momento ideal para trocar os pneus? Se não sabe, estamos aqui para ajudá-lo. Confira a seguir 5 sinais de que é hora de trocar os pneus do seu carro.
Fique atento no marcador TWI
Marcador TWI é um indicador de desgaste que está presente em todos os pneus. Em alguns casos, ele é apresentado pelas letras TWI (Tread Wear Indicator ou Indicador de Desgaste do Pneu em tradução livre). Já em outros casos, ele é representado por um triângulo desenhado nos sulcos do pneu. O indicador tem como função avisar o condutor que está no momento certo de trocar o pneu, através de uma sinalização, no momento em que o desgaste do pneu chegar até a marca, é hora de trocá-lo.
Por isso, sempre fique atento nos pneus para verificar se os mesmos já chegaram ou não no indicador TWI.
Bolhas e saliências
Bolhas ou saliências na lateral do pneu são sinais claros de danos internos. Estes podem ser causados por impactos, como bater em um buraco. Se notar qualquer uma dessas anormalidades, é crucial substituir o pneu imediatamente, pois ele pode estourar.
Verifique se os pneus estão carecas
Um dos sinais mais famosos é verificar se o pneu está careca ou não. Um pneu careca significa que ele perdeu suas características originais e já não garante o atrito da borracha com o solo, aumentando os riscos de aquaplanagem, derrapagem e instabilidade ao dirigir. Rodar com um pneu neste estado é muito perigoso pois compromete a aderência do carro ao solo e, consequentemente, o sistema de frenagem do veículo fica comprometido, bem como a estabilidade do automóvel.
Além disso, andar com um pneu careca é considerado multa grave na CNH, na qual é aplicado sobre o pneu careca e não sobre a quantidade, ou seja se no veículo tiver 4 pneus carecas, será aplicada uma multa a cada pneu, somando 4 multas graves.
Vibrações ao dirigir:
Se você começar a sentir vibrações excessivas ao dirigir, especialmente em velocidades mais altas, isso pode ser um sinal de que há um problema com seus pneus ou com o alinhamento do veículo. É importante verificar ambos para garantir sua segurança na estrada.
Inspecione o pneu para saber se a vida útil dele já acabou
Em determinados casos é muito difícil identificar o desgaste do pneu pelo indicador TWI, sendo necessária uma inspeção no pneu. O seu desgaste varia muito de motorista para motorista, já que o balanceamento do carro, a maneira como dirige e a condição de estradas afetam a durabilidade do pneu, portanto não existe um tempo nem distância corretos a serem atingidos para realizar a troca de um pneu, a indicação é que se o pneu não dá sinais aparentes de troca o motorista deve levar o carro para uma inspeção depois de 5 anos de uso, para checar todos os elementos do pneu, visando garantir que ainda esteja em boas condições de uso ou se chegou em seu momento de troca.
Manter os pneus em boas condições é fundamental para a segurança de todos no trânsito. Fique atento aos sinais mencionados acima e, ao menor indício de desgaste ou dano, consulte um especialista. Lembre-se: é sempre melhor prevenir do que remediar. Dirija com responsabilidade e cuide bem do seu veículo!
Comentários
2
Antigamente se media a profundidade do sulco com um palito de fósforo. Não sei se é válido?
Qualquer forma de medição que analise o desgaste da borracha é válido.